Escolas da diretoria de ensino de Botucatu realizam atividades pedagógicas para trabalhar a prevenção da gravidez na adolescência.
Frente a dados preocupantes sobre brasileiros nascidos de mães adolescentes, ocorreu, em 2019, a aprovação da Lei nº 13.798/2019, alterando o Estatuto da Criança e do Adolescente para acrescentar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na adolescência. O intuito desta ação é a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência de gravidez entre os adolescentes.
Diante da orientação recebida pela gestão das escolas, professores de Ciências da Natureza trabalharam a temática com os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Entre os objetivos elencados nos planos de aula destacam-se o reconhecimento das consequências de uma gravidez precoce e conscientização sobre o sexo seguro e prevenção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). Devido ao contexto da pandemia de COVID-19, as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com momentos síncronos e assíncronos. Houve a exibição de vídeos, estudos dirigidos, aulas pelo google meet, interação por grupos de whatsapp, questões de reflexão via formulários e produção de panfletos, cartilhas e ilustrações.
Veja abaixo algumas atividades desenvolvidas pelos estudantes:
A equipe do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino – Região de Botucatu agradece imensamente a participação de todos os envolvidos na Semana Nacional de Prevenção à gravidez na adolescência.
Comments