Aconteceu no último dia 20/11/2019, na Escola Estadual Professor Pedro Augusto Barreto, em #Areiópolis, em virtude do Dia da Consciência Negra, uma intervenção artística sobre o racismo estrutural brasileiro e também uma apresentação de roda de capoeira.
O evento foi coordenado pela professora de arte, Jéssica dos Santos Silva, com a colaboração do Grêmio Estudantil, bem como de alunos das 1ª. 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio e EJA e de toda a Equipe Escolar.
O objetivo do projeto para com os alunos foi reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil, bem como desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.
Para atingir esses objetivos foram realizadas pesquisas sobre os dados demográficos das população negra no Brasil atual, técnicas de grafite, lambe-lambe e estêncil com as protagonistas e heróis negros de nosso país (Laudelina de Campos Melo, Carolina de Jesus, Lima Barreto,José do Patrocínio, João da Cruz e Souza, Antonieta de Barros, Francisco José do Nascimento, Machado de Assis, Estevão Silva, André Rebouças, Luís Gama, Maria Firmina do Reis, Padre José Maurício, Tereza de Benguela, Aleijadinho, Aqualtune, Zumbi dos Palmares, Dandara). Foram realizadas ainda orientações de processo criativo para Releitura da Obra “Ama-de-leite” de Rosana Paulino e da obra da artista plástica Criola.
No dia do evento, durante o intervalo, foi realizada uma apresentação de Roda de Capoeira, com o grupo União Afro Brasileira, da Cidade de Areiópolis, seguido de uma reflexão sobre o espaço que o negro ocupa em nossa sociedade hoje.
Com isso, os alunos puderam também desenvolver competências e habilidades do currículo, tais como: Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade; Desenvolver a consciência de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções; Refletir sobre a diversidade nacional de forma crítica; Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral; Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade Brasileira; e estabelecer uma reflexão crítica sobre a formalização dos direitos da cidadania e as suas possibilidades de efetivação.
Professora: Jéssica dos Santos Silva.
Diretora: Elaine Cristina Ribeiro Nassuato.
Vice-Diretora Márcia Cristina Cremer Montoro Lopes.
Professor Coordenador: Pedro Henrique Orlandini Diniz.
Comments