Feira Cultural e Científica da EE Prof. Pedro Augusto Barreto “A história da escrita: da escrita rupestre ao ebook” movimenta a cidade de Areiópolis-SP
Evento aconteceu na última terça-feira (05/11) e reuniu trabalhos literários, artísticos e científicos dos estudantes da unidade escolar.
Estudantes da EE Prof. Pedro Augusto Barreto, em Areiópolis-SP, reuniram trabalhos desenvolvidos ao longo do bimestre e realizaram, na última terça-feira (05/11), sob a coordenação da professora Lucilene Maria Tavares Borges e do professor Marco Aurélio Correa, a Feira Cultural e Científica da EE Prof. Pedro Augusto Barreto “A história da escrita: da escrita rupestre ao ebook”. A feira contou a história da escrita através de trabalhos literários, como a transcrição da primeira carta de Pero Vaz de Caminha, reproduções de diferentes formas de escrita, como cuneiforme, romana, libras, braile, até chegar ao ebook; e artísticos, como arte rupestre, hieróglifos egípcios etc, contando ainda com trabalhos interdisciplinares sem os quais a história ficaria incompleta, como a invenção dos números, réplicas representativas de períodos históricos (pirâmides, dinossauros), história dos jogos olímpicos. Na parte científica, foram apresentados experimentos diversos, lançamento de foguetes, sala dos sentidos e sala de desafios, todos produzidos e monitorados pelos alunos.
O evento envolveu toda a comunidade escolar, contando com a participação de professores, funcionários e alunos de todas as séries, períodos e modalidades de ensino da unidade, todos muito empenhados, o que foi fundamental para o sucesso da feira, que contou com cerca de setecentos visitantes, dentre eles familiares, alunos das escolas do município, crianças e jovens assistidos pela APAE, além de membros diversos da comunidade.
“Muitos dos alunos que visitaram a feira serão nossos futuros alunos e para nós é um grande prazer e honra tê-los aqui, pois certamente farão parte da elaboração e desenvolvimento desse projeto no futuro”, afirma a Diretora da unidade, a Professora Elaine Cristina Ribeiro Nassuato, acompanhada da Vice-diretora, a Professora Márcia Cristina Cremmer Montoro.
Projeto da escola já é prática anual
A Feira Cultural e Científica da EE Prof. Pedro Augusto Barreto é realizada há 4 anos, e já se tornou prática anual da unidade escolar, que a inclui em seu planejamento no início de cada ano letivo.
No ano de 2019, ela fez parte do Plano de Melhoria da escola para o MMR (Método de Melhoria de Resultados), visando diminuir o número de ausências apresentadas pelos alunos, através de atividades conectadas com a realidade dos mesmos.
“Temos focado no despertar do aluno para a importância da aprendizagem, do conhecimento. Para isso, o primeiro passo é que vivenciem as práticas educativas, científicas, artísticas, entre outras, entendendo que elas estão presentes em nosso cotidiano, indo além dos trabalhos escolares”, explica o Professor Coordenador Pedagógico, Pedro Henrique Orlandini Diniz. “O resultado tem sido satisfatório”, completa.
Commentaires